Primeira Assembleia Geral Extraordinária da Aspra gestão 2022/2026

Primeira Assembleia Geral Extraordinária da Aspra realizada após a posse presta conta de como foi entregue a entidade pela gestão anterior e define ações administrativas

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Araxá (Aspra) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira, 11 de maio, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia). A principal pauta tratada foi de apresentar como a nova gestão 2022/2026 recebeu a associação das mãos da antiga diretoria após vencer as eleições. O encontro teve a participação do presidente Hely Aires e dos advogados Erickson Aparecido Rodrigues e Walter Gustavo Ferreira, que fazem parte do Jurídico da Aspra, além dos associados. “Evidentemente tem algumas questão de ordem jurídica e administrativa que estamos estudando a possibilidade de apuração através de auditoria e também colocando a associação em ordem”, diz Hely.

Segundo o presidente, a Aspra está há cinco anos sem reajuste de mensalidade. “Estamos necessitando fazer alterações para que o servidor possa ter de uma forma mais consistente o financiamento dos seus parcelamentos junto a associação. Passamos as informações a todos que estiveram presentes, um número muito pequeno visto a quantidade de filiados, mas mesmo assim, realizamos a assembleia. A assembleia aprovou a solicitação da diretoria para a venda do veículo que pertence a associação com objetivo de quitação de encargos de ordem tributária que é o FGTS (Fundo de Garantia) dos funcionários.”, explica.

Alteração necessária

Outra pauta discutida e aprovada na assembleia foi devido a notificação extrajudicial da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (ASPRA-PM/BM), com sede em Belo Horizonte que proíbe o uso do nome Aspra. Hely afirmou que a associação foi surpreendida com o recebimento desse documento logo depois da eleição e que vai acatar a notificação, visto que a entidade notificante tem mais de 55 anos de existência e registro. “Somos conhecidos como Associação do Servidor e juridicamente o nome de registro será Caixa de Assistência a Saúde do Servidor, CASSERVI, ou seja, será do sindicato, da cooperativa e da associação. Vamos integralizar todos os benefícios dessas entidades”.

Nova sede e mais benefícios para o servidor

Hely revela que a Associação do Servidor já está com o processo adiantado para mudar de sede que será na Rua Rio Branco, 630. Atualmente, a entidade atende os filiados na Rua Franklin de Castro, próximo ao Sine Araxá. “Com essa mudança, vamos criar o Centro de Atendimento ao Servidor (CAS) onde vai funcionar a associação, o sindicato e a cooperativa, de forma que iremos melhorar o atendimento do servidor. Serão implantados consultórios médico e odontológico e o tratamento será para o servidor filiado”, comenta o presidente.

“Em agosto, vamos alterar a mensalidade integralizando quem paga a associação, a cooperativa e o sindicato em uma só mensalidade para que os servidores tenham todos os benefícios em uma só mensalidade. Com essa medida, os associados passam a ser administrados pela Caixa de Assistência de Saúde do Servidor Público Municipal de Araxá. As entidades permanecem com a independência jurídica, isto é, com CNPJ´s distintos”, a economia que vai ser gerada será revertida em benefícios para o servidor ao longo dos próximos anos, acrescenta.

 

Hely reitera o compromisso de fazer mais ações que beneficiem os funcionários públicos municipais. “Fico muito feliz das pessoas acreditarem no nosso trabalho. A nossa intenção é de cuidar e de fazer muito mais para a saúde do servidor público e, com isso, integralizar todos os benefícios. Além de consultórios médicos, odontológicos e clínicas, iremos também estender para autoescolas, SESC, clubes de serviços, óticas, farmácias, funerária, enfim, tudo em só um lugar. Muito obrigado a todos que estiveram presentes na assembleia e que nós possamos seguir juntos. Em breve estaremos recebendo o servidor em um novo espaço chamado Centro de Atendimento ao Servidor”, finaliza.